Trajetória do professor Stemmer foi marcada por conquistas importantes para a UFSC

Faleceu no dia 12 de dezembro de 2012, o ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina Caspar Erich Stemmer. Nascido em 1930 em Novo Hamburgo (RS), o professor Stemmer foi um dos responsáveis pela implantação do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição criada em 18 de dezembro de 1960. Em 1962, a partir de convênio com a então Universidade do Rio Grande do Sul, vários professores gaúchos passavam três dias por semana em Florianópolis dando aulas e preparando os instrutores locais que iriam substituí-los mais tarde.

Aos 34 anos, Stemmer ministrava a disciplina Construção de Máquinas na última série do curso e passou a vir a Florianópolis a partir de 1964 na qualidade de professor regente, responsável pela implantação da disciplina de Vibrações Mecânicas. Na época, ele tentava implantar na UFRGS novas práticas de ensino de engenharia, muitas das quais vivenciou durante o período (1957 a 1958) em que esteve na Escola Técnica Superior de Aachen, Alemanha.

Por conta disso, defendia ideias inovadoras que tiveram dificuldades para ser aplicadas no curso de Engenharia Mecânica da UFRGS, criado em 1896. Em pouco tempo, Stemmer se tornou diretor da Escola de Engenharia Industrial da UFSC. Aqui, procurou dar condições para que os professores permanecessem na universidade para além do período das aulas, para se dedicar aos alunos e capacitar os laboratórios para a prática do ensino.

Ele implantou o sistema de dedicação exclusiva e um regime probatório rígido, além de tentar instituir estágios em empresas catarinenses para os alunos do curso. Mais tarde, já no ano 2000, por conta de seus esforços, surgiu o curso de graduação em engenharia de materiais, estabeleceram-se parcerias com empresas e convênios internacionais para a capacitação de laboratórios e bibliotecas, houve estímulos ao aperfeiçoamento cultural dos alunos, criou-se a Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina (Feesc), a primeira fundação universitária da UFSC e que viabilizou a implantação do curso de Engenharia Elétrica, e foi descentralizado o vestibular em várias cidades do Estado para os cursos de Engenharia.

Em meados de 1968 a Escola de Engenharia já contava com cinco docentes que possuíam o título de mestre. Foi quando o professor Stemmer instituiu uma comissão para elaborar o projeto de um mestrado em engenharia mecânica.

De 1974 a 1976, ele assumiu a coordenação do Programa de Expansão e Melhoramento das Instalações do Ensino Superior do Ministério da Educação, conhecido como Premesu. De 1976 a 1980, o professor Stemmer foi reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, e nesse período a participação dos docentes em regime de tempo integral cresceu de 37,8% para 67%.

Também durante a gestão Stemmer diversos cursos foram criados, como os de Arquitetura, Computação, Psicologia, Jornalismo, Nutrição, Engenharia Sanitária, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Produção, e diversos bacharelados. Na gestão de Stemmer foi criado o primeiro curso de doutorado da UFSC, em Engenharia Mecânica.

O ex-reitor ocupou as funções de assessor especial da Secretaria de Transportes e Obras do Estado de Santa Catarina, diretor industrial da Weg Automação, secretário executivo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) e secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Em 1998, Stemmer se aposentou da UFSC e no ano seguinte o Conselho Universitário outorgou-lhe o merecido título de Professor Emérito da Universidade. Ele recebeu também os graus de Comendador e de Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e uma homenagem da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Fonte: AGECOM/UFSC – Originalmente publicado no dia 12 de dezembro de 2012