Zen conquista Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense 2013

A Zen S.A., fabricante de peças para o mercado automotivo nacional e internacional, foi a grande vencedora do Prêmio Stemmer de Inovação 2013, na categoria Médio e Grande Porte. A premiação, que também teve como vencedores em edições anteriores empresas como Whirpool e Weg, foi entregue pelo governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo. O projeto premiado foi a polia OAD para alternadores. Representaram a empresa no evento o presidente, Gilberto Heinzelmann, o consultor de Pesquisa & Desenvolvimento e inventor da nova polia, Alvaro Michelotti, o gerente de Engenharia, Geraldo Coelho Neto, e o gestor de Pesquisa & Desenvolvimento, Cristiano Foppa.

O Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer Inovação Catarinense é uma iniciativa da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), e na edição de 2013 concorreram empresas que introduziram novidades ou aperfeiçoamentos em processos, bens e serviços no ambiente produtivo ou social, lançados ou implementados com êxito, entre 2009 e 2013.

A Zen foi premiada com um case de inovação em desenvolvimento de produto com patente mundial. Trata-se de um projeto de P&D de polia de alternador, um componente automotivo com uma tecnologia inovadora adequada para os motores de combustão mais modernos e com maior eficiência energética. “O produto tem um grande potencial de crescimento para a empresa, já a partir de 2014, principalmente com oportunidades no mercado externo e para fornecimento de peças originais (mercado OEM), com tecnologia própria”, afirma Alvaro Michelotti.

Entre os critérios que levaram a Zen a conquistar o prêmio estão o elevado grau de conhecimento científico e tecnológico e o fato de ser um desenvolvimento de uma empresa catarinense com significativo e positivo impacto econômico, social e ambiental. A empresa também é destaque pela política, organização e prática do seu processo de inovação tecnológica.