Conheça as inovações de uma empresa vencedora do Prêmio Stemmer

Na categoria Empresa de Micro e Pequeno Porte do Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer Inovação Catarinense, edição 2013, o primeiro lugar foi conquistado pela Photonita Ltda., de Florianópolis, que apresentou três inovações: Sistema de identificação balística (Lepus); Serviços de medição de tensões residuais usando laser; Sistema de medição de ângulos de cruzamento de ranhaduras de brunimento em cilindros de motores a combustão (Brunitest). Veja abaixo a descrição de cada uma delas.

Lepus:

O disparo de uma arma deixa marcas no projétil que podem revelar informações muito importantes para os peritos criminalísticos. Pensando em contribuir com a redução da criminalidade e visualizando uma oportunidade de negócio, a Photonita desenvolveu um equipamento capaz de identificar as armas envolvidas em crimes, a partir da medição das marcas deixadas na munição disparada. Trata-se de uma tecnologia inovadora no Brasil que está sendo aplicada no produto denominado Lepus.

BruniTest:

O BruniTest é equipamento desenvolvido para avaliar a qualidade de superfícies brunidas (que passam por um processo de usinagem por abrasão para o acabamento das peças) na indústria automobilística. O produto testa superfícies de cilindros de motores de combustão, compressores, componentes hidráulicos e pode ser aplicado em engenharia experimental, na avaliação e desenvolvimento de novos produtos. Sua utilização contribui na produção de motores mais eficientes e que consomem menos óleo e combustível. As medições com o BruniTest podem ser realizadas em questão de segundos, de forma prática e rápida.

MTRES:

O MTRES é um sistema que utiliza laser para a medição de tensões em dutos de petróleo e gás. O equipamento mede as tensões nas paredes de um duto enterrado, avaliando sua integridade e evitando eventuais acidentes como o rompimento ou trinca dos dutos, vazamentos, explosões, entre outros. Sua tecnologia inovadora permite que essa medição seja feita em ¼ do tempo que outras tecnologias convencionais de análise.

Contato:

Photonita Metrologia Óptica

Rod. SC-401 – km 01, no. 600 – Sl. 2.13

Ed. Celta – Bairro João Paulo

Florianópolis – SC – 88030-000

Tel: +55 (48) 3239-2257/3239-2258