TI no Prêmio Stemmer de Inovação

A Pixeon, a Unisul e o Instituto Stela foram os nomes da TI lembrados no Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer – Inovação Catarinense, que reconheceu 15 organizações.

O anúncio foi feito pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc) na terça-feira, 11. Na quarta-feira, Stemmer, que foi  Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, faleceu após complicações de saúde.

Foram escolhidos três vencedores em cada uma das cinco categorias. Os valores dos prêmios são de R$ 50 mil (1º lugar), R$ 30 mil (2º) e R$ 10 mil (3º).

Pelo Uniparque, a Unisul ficou em primeiro lugar no segmento Instituição Inovadora. O espaço, que fica anexo ao centro de convivência da universidade, foi criado para estimular o empreendedorismo. O complexo é voltado para as empresas de Tubarão e região.

Instituto Stela, por sua plataforma de Engenharia do Conhecimento, ficou em 2º lugar na categoria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Já a Pixeon Medical Systems ficou em 3º lugar no grupo Empresa Inovadora de médio e grande porte. A empresa surgiu da fusão realizada entre a Pixeon, de Florianópolis, com a Medical, de São Bernardo do Campo, em uma rodada de investimentos da Intel Capital. Recentemente, comprou a carteira da Vepro do Brasil.

A iniciativa foi instituída pela Lei Catarinense de Inovação. Recebeu o nome do professor Stemmer, que nasceu em Novo Hamburgo e também ocupou o cargo de reitor da Universidade Federal de Santa Catarina.

CONFIRA TODOS OS GANHADORES

Categoria: Empresa Inovadora – Médio e Grande Porte

1º lugar – Whirpool – Unidade EMBRACO Compressores – Engenharia Mecânica – Joinville
2º lugar – WEG Motores Elétricos – Engenharia Elétrica – Jaraguá do Sul