Professor da Unoesc conquista Prêmio Stemmer Inovação

Apenas dois dos 15 contemplados em 2012 com o Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer – Inovação Catarinense, promovido pela Fapesc, são do Oeste de Santa Catarina. Um deles é o professor Dr. Rudy José Nodari Junior, do Curso de Educação Física da Unoesc Campus de Joaçaba, que recebeu a premiação na categoria Protagonista da Inovação. A entrega dos troféus e certificados ocorreu no final da tarde de terça-feira (11), no Centreventos Ministro Renato Archer, em Florianópolis.

O professor da Unoesc foi premiado pelo desenvolvimento do Leitor Dermatoglífico – tecnologia que hoje é considerada o padrão ouro mundial (Gold Standard) para pesquisas na área de Dermatoglifia e que foi desenvolvida em parceria com o tecnólogo em informática Alexandre Heberle. A escolha dos vencedores na categoria em que Rudy concorria levou em consideração o conhecimento científico e tecnológico inserido e a contribuição à inovação apresentada pelo candidato, o impacto econômico, social e ambiental da inovação e o grau de contribuição do candidato à realização, entre outros aspectos.

A conquista do professor não surpreende a direção da Unoesc, uma vez que nos últimos anos Rudy vem obtendo destaque e reconhecimento internacional como pesquisador.

– Sabemos que a pesquisa desenvolvida por ele desperta um interesse muito grande não apenas local ou nacional. Este impacto comprova se tratar de algo inovador. E o Prêmio Stemmer da Inovação é um entre vários reconhecimentos que estão sendo dados ao seu trabalho, não só no Brasil. Então ficamos satisfeitos e sabemos que ele vai continuar avançando e fazendo descobertas que vão manter o caráter inovador nas suas pesquisas – diz o Vice-reitor Acadêmico da Universidade, Nelson Santos Machado.

Para o professor Rudy, a conquista é motivo de orgulho:

– É uma grande honraria – diz, lembrando que em 2012 a Fapesc financiou aproximadamente cinco mil projetos de pesquisa de quatro mil pesquisadores e que, por isso, estar entre os três pesquisadores agraciados com o Prêmio Stemmer na Categoria Protagonista da Inovação é muito relevante.

Odeme Equipamentos Médicos e Odontológicos

O outro prêmio Stemmer Inovação que veio para o Oeste de Santa Catarina foi conquistado pela empresa Odeme Equipamentos Médicos e Odontológicos, de Luzerna, primeira colocada na categoria Micro/Pequena Empresa Inovadora, com o produto referência Aparelho de Medição da Permeabilidade Dentinária.

Nessa categoria também são avaliados o conhecimento científico e tecnológico inserido e a contribuição à inovação apresentada pela empresa candidata, o impacto econômico, social e ambiental da inovação e o grau de contribuição para a realização, mas também são levados em conta a política de inovação e a organização e prática da empresa no processo de inovação tecnológica.

– É um reconhecimento pelo modelo de inovação da empresa. A Odeme foi fundada em 2005 e desde então desenvolvemos vários produtos inovadores e investimos nessa área. Então o prêmio vem ao encontro do que vem sendo desenvolvido – afirma o diretor da empresa, Rafael Tiago Patzlaff, que é engenheiro de Produção Mecânica formado pela Unoesc.

Incubadora Tecnológica de Luzerna

Tanto a empresa Odeme quanto a empresa que possui o direito de desenvolvimento, produção e comercialização do Leitor Dermatoglígico desenvolvido pelo professor Rudy e pelo tecnólogo em informática Alexandre Heberle (denominada Salus Tecnologia em Dermatoglifia), estão instaladas na Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL). Isso, segundo Rafael, que é o gestor da incubadora, demonstra a importância desses ambientes para o desenvolvimento da inovação.

– É um reconhecimento prestado à incubadora que apoia e oferece um ambiente propício à inovação – diz o engenheiro, lembrando que a ITL é a única incubadora pública de Santa Catarina.

O Prêmio Stemmer Inovação

O prêmio Stemmer Inovação foi criado em 2008 por lei estadual para reconhecer publicamente esforços e resultados alcançados por pessoas, instituições e empresas que se destacaram na promoção do uso do conhecimento para a prática da inovação, mediante geração e ou absorção de processos, bens e serviços inovadores.