Faleceu hoje o Prof. Caspar Erich Stemmer

Faleceu hoje, em Florianópolis, o Prof. Caspar Erich Stemmer, cuja trajetória profissional o alçou à condição de ícone da inovação em SC. Ainda ontem, dia 11/dez, ele foi homenageado na Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina), órgão do governo estadual vinculado à SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável).  Na ocasião, seu filho, Marcelo Stemmer, representou o engenheiro na solenidade da entrega do prêmio que leva seu nome.

O Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer – Inovação Catarinense foi instituído pela Lei Catarinense de Inovação, em 2009. No ano seguinte, recebeu o nome do Prof. Stemmer, que foi Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, além de ter publicado 3 livros e exercido muitas funções, acadêmicas ou não. Durante sua gestão na UFSC, entre 1976 a 1980, diversos cursos foram criados, incluindo o primeiro programa de doutoramento da UFSC, em Engenharia Mecânica.

“Em 1998, o Prof. Stemmer se aposentou da UFSC, embora siga sempre encorajando e estimulando a todos com seus conselhos e palavras de incentivo. Em 1999, o Conselho Universitário outorgou-lhe o merecido título de Professor Emérito desta universidade. Este reconhecimento se juntou a outros tantos que ele recebeu, dentre os quais os graus de Comendador e de Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico”, disse o Prof. Dr. Álvaro Toubes Prata, Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Cidadão Honorário de Florianópolis, Caspar Erich Stemmer recebeu a condecoração Anita Garibaldi do Governo do Estado de Santa Catarina, em 2009.