ESAG Kids fomenta criatividade empreendedora em crianças

Ensinar noções de empreendedorismo e inovação para crianças de 8 a 12 anos de maneira lúdica é o objetivo do projeto ESAG Kids, idealizado pelo Prof. Msc. Eduardo Jara, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ele ficou entre os 3 primeiros colocados no Prêmio Stemmer Inovação Catarinense, oferecido pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

“Com mais de 3 mil crianças atendidas, estamos registrando números muito positivos. Para uma amostra de mais de 1000 crianças que já passaram pela oficina dentro da ESAG, 95% tiveram uma primeira aula sobre empreendedorismo e 98% tiveram o primeiro contato com a Universidade através do Programa EsagKids”, anuncia o Prof. Jara. O programa também trabalha conceitos como inovação, empreendedorismo social, verde e de negócios, economia criativa e planejamento, estimulando a criatividade empreendedora.

A proposta metodológica de ensino de empreendedorismo e inovação inclui também a produção do Manual do Empreendedor Mirim, traduzido de forma resumida como Entrepreneur Guide for Kids, e junto com a metodologia, levado para a Bulgária e para a Itália por bolsistas voluntários do programa.

O programa foi testado em Florianópolis, Balneário Camboriú, Camboriú, Laguna e São Bento do Sul. “Já estivemos também realizando uma oficina para uma comunidade quilombola em Mariana/MG, em Itacaré/BA, no Instituto Marola em Ilhéus/BA e, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, foi realizada uma oficina em Erechim/RS, e em agosto deste ano foi realizada a primeira ação nacional com metodologia Esag Kids envolvendo simultaneamente cidades em 6 estados diferentes, com ação transmitida ao vivo pela internet” acrescenta.

Meio ambiente

A educação ambiental é parte fundamental no desenvolvimento da metodologia de inovação e empreendedorismo. Em algumas ações, as crianças levam para casa mudinhas de plantas, normalmente alface ou couve. Tratar a questão de sustentabilidade de forma integrada ao desenvolvimento da oficina é a maneira EsagKids de apresentar às crianças que o meio ambiente é parte integrante de todas as ações do empreendedor que visa à inovação. “A mensagem que fica é que não podemos nos esquecer nunca de que a natureza, com sua rica flora e fauna, pois são aspectos fundamentais para a qualidade de vida dos cidadãos.

O EsagKids é parceiro do Laboratório de Educação  para Sustentabilidade, criado e administrado por estudantes e pesquisadores da Pós-Graduação da ESAG, sob coordenação da Professora Dra. Graziella Dias Alpertedst, pesquisadora do CNPQ.

Histórico

Iniciada em meados de 2014, a proposta recebeu apoio da FAPESC em seu Edital Universal, para aprimoramento e execução do plano e impressão da primeira edição do Manual do Empreendedor Mirim. Em outubro de 2015 a metodologia foi aplicada pela primeira vez junto a crianças do ensino fundamental. O Edital PAEX 2016 de extensão universitária e o SEBRAE/SC também apoiaram o ESAGKids, cujo criador saberá em que colocação ficou no dia 6 de novembro, na entrega do Prêmio Stemmer.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC