Evento reúne contemplados no Prêmio Stemmer e no Sinapse

Representantes de importantes iniciativas relacionadas ao empreendedorismo inovador no Estado de Santa Catarina se reúnem hoje (22) em Florianópolis para a solenidade de entrega do Prêmio Stemmer Inovação, promovido pela FAPESC em nome do Governo do Estado de Santa Catarina. O Prêmio, que está em sua 2ª edição, visa reconhecer esforços de instituições, empresas e pessoas que se destacaram com contribuições em inovações de processos, bens e serviços efetivados entre 2008 e 2010, com expressivo impacto na economia e desenvolvimento social e ambiental de Santa Catarina. Participam da premiação, autoridades governamentais, políticas e empresariais de Santa Catarina.

O Prêmio Stemmer de Inovação foi lançado em 2009 e prestigiou iniciativas relevantes em distintos municípios catarinenses, contemplando 16 organizações do Estado. “O entendimento interno para levantar as informações solicitadas pelo concurso funciona como uma análise crítica do processo de inovação e dos projetos da empresa. Essa análise sempre nos mostra oportunidades de progredir e melhorar continuamente o desenvolvimento de tecnologias e de produtos”, avalia o gestor corporativo de Desenvolvimento Tecnológico da Embraco (Whirlpool S.A.), Fábio Klein, que em 2009 conquistou o primeiro lugar na Categoria Empresa Inovadora de grande/médio porte.

Nesta segunda edição, o Prêmio recebeu 115 inscrições e destinará R$ 500 mil aos 15 vencedores nas cinco categorias: micro e pequenas empresas, médias e grandes empresas, instituições de C&T&I, instituições inovadoras e protagonistas da Inovação. A maioria das inscrições é proveniente de regiões onde existem polos tecnológicos consolidados, reforçando a importância da disseminação da cultura de inovação. A Grande Florianópolis teve participação de destaque, com 49 inscritos. Em relação aos setores econômicos, predominam iniciativas nas tecnologias de informação e comunicação, com cerca de 30% dos candidatos ao Prêmio; educação, metalmecânica, energia e meio ambiente e as áreas avançadas de biotecnologia e nanotecnologia.

“O Prêmio Stemmer Inovação é,  a maior honraria para o inovador catarinense”, afirma o Diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da FAPESC, Prof. Cézar Zucco.

Sobre o Prêmio Stemmer

O Prêmio Stemmer de Inovação tem origem na Lei Catarinense de Inovação, que estimula o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado. Além disso,  homenageia um dos mais importantes nomes na trajetória estadual da ciência e da tecnologia, o professor Caspar Erich Stemmer, que teve uma atuação intensiva e multiplicadora em prol da competitividade da indústria brasileira.

Santa Catarina é o único estado da Federação, que institucionalizou este mecanismo de promoção da inovação e de reconhecimento dos esforços das empresas e instituições. Todas as informações sobre a premiação, processo e candidaturas estão disponíveis no portal (www.premiostemmerinovação.org.br ), desenvolvido e operado pela Fundação CERTI, por encomenda da FAPESC.

Os contemplados e a premiação

Os vencedores do Prêmio Stemmer Inovação recebem recursos financeiros de apoio a um projeto de C&T&I de seu interesse, troféus e diplomas em solenidade pública. Além disso, todos os participantes que tiveram suas propostas validadas para o concurso recebem certificado de participação, o qual reconhece a efetivação de uma ou mais inovações.

A publicação do resumo da proposição no Portal ainda abre a oportunidade de marketing aos vencedores e um canal com investidores, parceiros e profissionais, o que ajuda a promover os negócios.

Confira abaixo a relação dos contemplados:

Categoria Protagonista da Inovação

1º Lugar: Luismar Marques Porto – UFSC

2º Lugar: Dietmar Erich Bernhard Lilie – Whirlpool S.A.

3º Lugar: Roberto Zagonel – Eletro Zagonel Ltda.

Categoria Instituição de Ciência, Tecnologia & Inovação

1º Lugar: UNISUL – Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina

2º Lugar: UNOESC – Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina

3º Lugar: UNIVALI – Fundação Universidade do Vale do Itajaí

 

Categoria Instituição Inovadora

1º Lugar: Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia

2º Lugar: Instituto Guga Kuerten

3º Lugar: Instituto Gene Blumenau

 

Categoria Empresa Inovadora de Micro e Pequeno Porte

1º Lugar: Nanovetores – RR Ramos Serviços Ltda ME

2º Lugar: Welle Tecnologia Laser S.A.

3º Lugar: SPS – Soluções para Soldagem Ltda.

Categoria Empresa Inovadora de Médio e Grande Porte

1º Lugar: REASON Tecnologia S.A.

2º Lugar: WEG Equipamentos Elétricos S.A.

3º Lugar: SOFTPLAN Planejamento e Sistemas Ltda.