Startup vencedora do Prêmio Stemmer em 2016 se consolida no mercado internacional

Uma das vencedoras na edição 2016 do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), a startup Chipus Microeletrônica, de Florianópolis, atualmente colhe os frutos de sua expertise desenvolvendo projetos para clientes internacionais. Na última edição da premiação, a Chipus ganhou o primeiro lugar na categoria “Empresa inovadora de micro ou pequeno porte”, a partir da apresentação de um sensor magnético integrado, considerado o primeiro circuito a incorporar monoliticamente em um único chip um sensor de tunelamento magnético, os circuitos de processamento e condicionamento de sinais. Com a eliminação dos amplificadores de sinal, o chip requer menos potência para operar e, portanto, contribui também para uso mais eficiente de energia. Na ocasião, a empresa foi representada pelo CEO da Chipus Murilo, Pilon Pessatti, e pelo seu CTO, Paulo Augusto Dal Fabbro.

O Governador de Santa Catarina Raimundo Colombo ao lado de Sergio Luiz Gargioni, presidente da FAPESC, no momento da entrega do prêmio para o CEO da Chipus Murilo Pessatti e Paulo Augusto Dal Fabbro, diretor-técnico da Chipus.

A empresa desenvolve projetos de circuitos integrados de baixo consumo para aplicações em segmentos diversos tais como indústria 4.0 e Internet of Things. Seu market share é dividido, de um modo geral em 10% nos EUA, 70% na Europa e 20% na Ásia. A Chipus vem crescendo em média 100% ao ano desde sua fundação, e neste primeiro trimestre de 2017 está fechando um faturamento equivalente ao total obtido em 2016. De 2015 a 2017, a empresa dobrou o número de colaboradores (de 16 para 34).

Importância da premiação e participação no mercado internacional

Segundo Murilo Pessatti, CEO da Chipus, ganhar o reconhecimento de suas soluções por meio da premiação foi importante pois destaca seu trabalho em nível regional e nacional. “Além de projetar a Chipus regionalmente, o prêmio fortalece o prestígio da empresa perante atuais e futuros clientes. Este reconhecimento também é muito importante à equipe, estimulando ainda mais o desenvolvimento de tecnologia competitiva e de ponta. Por último e não menos importante, o recurso financeiro é muito bem-vindo”, declara.

Ainda de acordo com Murilo, a presença no mercado externo foi necessária para o crescimento da empresa. “Iniciamos nossa jornada há nove anos, fazendo um caminho não convencional para uma startup: conseguimos nosso espaço no mercado externo, estabelecendo parcerias sólidas e de longo prazo. Desenvolvemos projetos para big players no mercado internacional de semicondutores e com um posicionamento de grande relevância na área de IoT”, revela.

Para chegar onde estão, ambos os sócios fundadores atuaram no mercado europeu antes de criar a empresa, em países como Portugal e Suíça, buscando paralelamente especializações na área. “Essa trajetória, muito mais que uma escolha, foi uma necessidade frente às limitações no ecossistema de semicondutores brasileiro. Neste momento, podemos olhar com mais propriedade para o mercado nacional e colocarmo-nos como agentes para o desenvolvimento da microeletrônica e consequentemente da indústria brasileira”, explica Pessatti.

Sobre o Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense

O Prêmio Inovação Catarinense foi criado pela Lei 14.328, de 2008, a Lei Catarinense de Inovação, a qual dispõe sobre incentivos à pesquisa científica, tecnológica e inovação no Estado de Santa Catarina. Leva o nome do Professor Caspar Erich Stemmer em homenagem a essa personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação. O Prêmio objetiva reconhecer publicamente esforços e resultados alcançados por pessoas, instituições e empresas que se destacaram em promover a utilização do conhecimento científico e tecnológico na prática da inovação. Com periodicidade anual, na atual edição serão premiadas as seguintes categorias: Protagonista da Inovação; Instituição Inovadora; Instituição de CTI; Empresa Inovadora de Micro e Pequeno Porte e Empresa Inovadora de Médio e Grande Porte. As inscrições para a edição 2017 seguem abertas até o dia 15 de maio. Mais informações pelo edital, publicado no site da FAPESC.

Sobre a Chipus Microeletrônica

Especializada no desenvolvimento e customização de projetos de circuitos integrados (CIs ou simplesmente chips) e licenciamento de IPs (Intellectual Property), a Chipus Microeletrônica foi criada em junho de 2009, momento em que passou a fazer parte do MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo SEBRAE/SC e gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). Com uma carteira composta por dez clientes internacionais, seu portfólio reúne nesses oito anos mais de 180 IPs. Recebeu inicialmente apoio financeiro de investidores-anjo, além de subsídios provenientes de editais do CNPq/MCTI. Em 2016, também foi uma das contempladas pelo Fundo Criatec 2/BNDES. Mais informações pelo site: www.chipus.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Chipus